Como encontrar a empresa de TI adequada ao seu perfil
Encontrar a empresa ideal para trabalhar nem sempre é tarefa fácil. De facto, pode ser um processo difícil e demorado, principalmente, porque temos de garantir que existe Work Life Harmony e as oportunidades de integrar projetos inovadores não surgem diariamente!
As novas gerações de profissionais que estão agora em início de carreira, revelam algumas motivações, características e prioridades específicas, bastante diferentes das gerações anteriores. A verdade é que, apesar de serem motivadas pela necessidade de maior estabilidade financeira, a remuneração não é tudo para esta geração. Cada vez mais, têm outros requisitos como organizações que promovam relações interpessoais eficazes e priorizem a flexibilidade no trabalho, de modo a reduzir o burnout.
Por outro lado, ao escolher o local ideal para trabalhar, deve ter em consideração o contexto atual do mercado de TI. Existe uma falta de talento, tanto em Portugal como no resto da Europa, o que ajudará as coisas a tornarem-se um pouco mais fáceis para os novos candidatos.
De facto, de acordo com um estudo recente do Manpower Group - Talent Shortage Survey 2022 - os empregos de TI e Data são os mais procurados — com um total de 26% — pelas organizações portuguesas. Em contrapartida, 67% destas empresas têm alguma dificuldade de encontrar os candidatos adequados e 18% falam de uma dificuldade, ainda maior, quando se trata de contratar. Estes números revelam uma falta de talento de 85%. Caso olhemos para o mundo inteiro, a Forbes acrescenta a Cibersegurança e o Design UX à lista dos profissionais mais procurados atualmente.
Neste sentido, o que deve ser tido em conta quando se procura uma empresa de TI para trabalhar? Damos-lhe algumas ideias:
- Conhecer a empresa: Em primeiro lugar, quando procura um local de trabalho e tem algumas organizações em vista, deve começar por identificar a área de especialização dessa empresa, conhecer algumas histórias de sucesso de projetos já realizados e ouvir os colaboradores atuais. Por que não dá uma vista de olhos ao Linkedin da empresa ou às publicações de antigos colaboradores? Pode ser um excelente ponto de partida;
- Identifique a cultura organizacional: Enquanto candidato, com certeza que terá algumas crenças, valores e princípios que guiam a sua vida. Estes devem estar alinhados com os valores e princípios da empresa em que se está a candidatar;
- Procure a presença nos media: É muito importante compreender os níveis de credibilidade e notoriedade que a organização ocupa no mercado. Por isso, procure algumas notícias nos media e nas redes sociais, uma vez que lhe dará uma boa perceção do propósito e serviços da empresa. Deve também conhecer os porta-vozes e compreender os seus pontos de vista e metodologias de mercado;
- Têm programas específicos para os colaboradores? Ter em conta alguns projetos importantes e a carteira de clientes é fundamental para o aproximar de uma possível entidade empregadora;
- Escolha empresas que promovam atividades: As organizações programam diversas atividades para proporcionar momentos de interação, integração e bem-estar entre as suas equipas? Em caso afirmativo, este é um importante acréscimo à sua lista. Observe especificamente as empresas que oferecem sessões de psicoterapia, yoga e programas de saúde, pois revela uma preocupação genuína com o equilíbrio e bem-estar dos seus colaboradores.
- Priorize empresas com projetos de inovação e tecnologia de ponta: As empresas centradas no crescimento contínuo e que trabalham com os mais recentes desenvolvimentos informáticos são as que se destinam a sobreviver no atual mercado competitivo.
Neste sentido, sublinhemos a importância de encontrar uma empresa bem alinhada com os seus objetivos e valores e, ao mesmo tempo, centrada no desenvolvimento e implementação de projetos relevantes. Neste caso, será mais fácil não só acrescentar resultados sólidos e mais estratégicos, mas também melhorar o seu percurso profissional e agregar valor aos projetos.
Em suma, as empresas com estratégias específicas de gestão de talentos, como as empresas de Outsourcing, são, de alguma forma, locais importantes para trabalhar, e o mesmo se aplica àquelas que também têm fortes políticas de retenção espelhadas em oportunidades de crescimento na carreira ou em algumas atividades de equilíbrio na vida profissional.
Most popular
Cibersegurança: Desvendando os elementos essenciais com um plano de estudo abrangente para a sua jornada
Este programa é apenas uma base dos principais estudos e conhecimentos a adquirir como profissional de Cibersegurança.
Cibersegurança: Um cenário de carreira versátil
Vamos explorar algumas áreas no domínio da cibersegurança.
Tecnologia e Mudança Social - O Futuro do Trabalho
A era digital alterou de forma radical a maneira como vivemos, trabalhamos e nos comunicamos.